Results for 'Arthur Barreto Chaves Ferreira'

991 found
Order:
  1. A contribuição Das mídias sociais para O reconhecimento Das uniões estáveis no brasil.Arthur Barreto Chaves Ferreira - 2016 - Revista Fides 7 (2).
    A CONTRIBUIÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS PARA O RECONHECIMENTO DAS UNIÕES ESTÁVEIS NO BRASIL.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Tecnociência e política: Einstein, Bergson e o mundo visto da perspectiva de um raio de luz.Márcio Barreto & Pedro Ferreira - 2009 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 19 (2).
    Desde o início da era moderna, tecnociência e política se tornaram cada vez mais indissociáveis, na mesma medida em que aumentou a nossa capacidade de manipular a matéria em um nível inacessível ao senso comum e, no limite, à própria imaginação humana. A experiência do tempo foi particularmente sensível a esse processo. Por um lado, foi dividida entre um tempo quantitativamente mensurável e um tempo qualitativo vivido . Por outro lado, este último foi crescentemente reduzido a um tempo psicológico e, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    Nietzsche e seu olhar sobre os estabelecimentos de ensino alemães como reflexo da cultura moderna.Abraão Lincoln Ferreira Costa - 2021 - Educação E Filosofia 35 (74):855-878.
    Nietzsche e seu olhar sobre os estabelecimentos de ensino alemães como reflexo da cultura moderna Resumo: O artigo desenvolve um panorama no que tange às instituições de ensino alemãs sob a visão de Friedrich Nietzsche. Para tanto, inicialmente é realizado o balanço crítico dos estabelecimentos ginasial, técnico e universitário de modo a atribuí-los ao problema da degenerescência cultural sofrida a partir do processo das reformas econômica e política na Alemanha do século XIX. Em complemento a essa investigação, serão tratados os (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. A ausência de educadores do sexo masculino nas creches da cidade de jequié.Alfrancio Ferreira Dias & Antônio Jefferson Barreto Xavier - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (5):103-115.
    O presente artigo é fruto de uma pesquisa em andamento realizada na cidade de Jequié­Ba, com o objetivo de problematizar a ausência de educadores do sexo masculino nas creches desse Município, sendo realizado entrevistas como as diretoras das creches e aplicado um questionário com os estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, faremos ainda uma abordagem a cerca da feminização do magistério.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  13
    Governamentalidade E práticas psicológicas: A gestão pela liberdade.Arthur Arruda Leal Ferreira - 2009 - Revista de Filosofia Aurora 21 (28):59.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  4
    Competência em informação para a igualdade racial.Gleyce Kelly Alves Sousa, Erinaldo Dias Valério & Arthur Ferreira Campos - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):128-144.
    Informa que a competência em informação são habilidades que o sujeito exerce para o uso, a busca e a avaliação da informação. Discute sobre a competência em informação, no campo das relações raciais, das (os) estudantes da Faculdade de Informação e Comunicação na Universidade Federal de Goiás, a fim de colaborar com a agenda antirracista. Realiza pesquisa básica, exploratória e bibliográfica, com abordagem qualitativa. Utiliza como instrumento de coleta de dados questionário, aplicado via Google Forms. Aponta que as (os) discentes (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  28
    Dispositivos de atenção psicossocial no Brasil e gestão pela liberdade: breves relatos históricos das práticas relacionadas à saúde mental.Marcus Vinícius do Amaral Gama Santos, Higor Theobald Seabra da Cruz, Laura Petrenko Dória, Bárbara Victor Souza, Letícia Gomes Canuto, Mateus dos Santos Martins, Rafael de Souza Lima & Arthur Arruda Leal Ferreira - 2020 - Hybris, Revista de Filosofí­A 11 (2):75-91.
    The main objective of this work is to understand the daily practices of user management in post-reformist devices in the Brazilian mental health field. Through Foucault's genealogical work on government practices, understood as forms of conducting the behavior of others, it is possible to open a possible field for the study of the practices of psi knowledge, considering them as forms of management that act by through the free and natural acts of individuals. More specifically, our goal is to examine (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  13
    A Vocação Conceitual da Filosofia e o Ensino de Filosofia Através de Problemas: Uma Reflexão a Partir de Silvio Gallo.Robert Brenner Barreto da Silva - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):41-59.
    O objetivo desse trabalho é refletir sobre a prática do Ensino de Filosofia levando em conta a chave metodológica sugerida por Silvio Gallo em “Metodologia do ensino da filosofia: uma didática para o ensino médio”, a partir da qual se estimula a experiência de ensino-aprendizagem centrada sobre a dinâmica entre conceitos e problemas. A proposta consiste em enfatizar que a pergunta conceitual “o que é?”, característica da filosofia, é movida, em geral, por problemas que provocam o filosofante a enveredar pela (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  12
    Algumas observações acerca do discurso mental e do discurso verbal em Thomas Hobbes.Wladimir Barreto Lisboa - 2006 - Dois Pontos 3 (1).
    resumo Este artigo procura destacar algumas características do discurso racional em Thomas Hobbes. São analisadas as noções de prudência e ciência. O conhecimento racional repousará na possibilidade de construir, no discurso, um sinal – vox humana – que se sobreponha às marcas – notae – criadas pelos homens para excitar em nosso espírito um pensamento anterior. A seguir, são expostas as noções de proposição, nomes positivos e nomes negativos. Tais noções exibirão o determinismo hobbesiano, elemento determinante não apenas de sua (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  13
    Cooperação, promessa e obrigação na teoria do contrato de Thomas Hobbes.Wladimir Barreto Lisboa - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):242-249.
    Ao apresentar a estratégia dos agentes racionais na situação do estado de natureza em Hobbes como de não coordenação, tem-se como resultado uma situação em que a melhor escolha individual alcança o pior resultado em termos coletivos. Hampton pretende mostrar que a melhor estratégia para resolver essa aporia consiste em eliminar, na argumentação de Hobbes, o uso de conceitos jurídicos, como o de obrigação ou contrato. Desse modo, é possível resgatar a coerência argumentativa hobbesiana a partir simplesmente da ideia de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  21
    Construção do ponto de vista e a alteridade em textos produzidos por alunos do Ensino Médio. [REVIEW]Osvaldo Barreto Oliveira Júnior & Dinéa Maria Sobral Muniz - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (1):45-62.
    Educar na diferença pressupõe respeitar as diversas vozes dos sujeitos da escola, a fim de que, sociocognitivamente, estudantes e professores construam saberes, partilhando experiências, socializando conhecimentos e refletindo sobre seus modos de ver/conceber as coisas do mundo. Por essa razão, o professor de língua portuguesa precisa estar atento aos modos de compreensão que seus alunos revelam quando produzem dizeres nas atividades realizadas em sala de aula. Para isso, é preciso assumir que os sentidos são sempre negociados, e que os sujeitos, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. L'innocence dans Forêt Vierge de José Maria Ferreira de Castro.Maria Das Gracas de Carvalho Barreto - 2004 - Iris 27:17-23.
  13.  4
    Alfabetização e Letramento: Estudo Sobre Os Aspectos Pragmáticos da Leitura.Jussara Marques Barreto - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 8.
    Na contemporaneidade, a leitura e a escrita ganham importância significativa na vida do indivíduo. Ambas proporcionam a inserção social através do acesso à informação, do desenvolvimento da criticidade, da criatividade e da ampliação de vocabulário. Esses aspectos contribuem para a ampliação da discussão sobre a importância da leitura na construção da identidade do indivíduo,além de elucidar a promoção do entendimento da realidade. Esta leitura tem como objetivo explicitar o conceito de alfabetização, ressaltando a formação do leitor e as funções da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  6
    Dos ideários neoliberais à constituição de políticas de formação docente brasileira: tempos de recessão ideológica ou alienação mercadológica?Anderson Cristian Barreto, Maria Luisa Costa & Vânia de Fátima Matias Souza - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021010.
    A formação docente brasileira foi marcada por interlocuções epistêmicas, mudanças e transformações estruturais e conjunturais, atreladas aos âmbitos sociais, culturais, econômicos, jurídicos e políticos, influenciando e configurando as dimensões do ser professor. Sua configuração, como um ser social, permite a transposição dicotômica entre conhecimentos científicos e senso comum, possibilitando reflexões a uma análise conjuntural acerca da realidade posta, efetivando a essencialidade do processo formativo elucidada a partir do rompimento alienado efetivado por meio dos princípios ideológicos que regem, fragilizam e fragmentam (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  8
    Por uma semiologia prazerosa de A Hermenêutica do Sujeito.Alexandre Freitas & Adalgisa Ferreira - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1519-1551.
    O presente ensaio inspirado na semiologia barthesiana tem por objetivo tematizar alguns desafios implicados no gesto aparentemente extemporâneo de escutar a escrita materializada no curso foucaultiano A Hermenêutica do sujeito. Trata-se de um exercício especulativo que, situando a educação no contexto das artes de viver, aborda o interesse crescente nas aulas ministradas por Foucault dedicadas à genealogia do sujeito implicada nas técnicas de si. Nesse percurso, defendemos que a atenção à escuta da voz que vem da escrita dessas aulas interfere (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  10
    Inclusão escolar em revista (2001 a 2011).Giovani Ferreira Bezerra - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77):757-806.
    Este artigo discute as repercussões da inclusão escolar de pessoas com deficiência no impresso periódico pedagógico Nova Escola, hegemônico entre os periódicos do gênero. Tomou-se como recorte temporal o período delimitado entre 2001-2011, por evidenciar as manifestações e efeitos desse fenômeno nas páginas do periódico durante o período de configuração da proposta brasileira de Educação Especial na perspectiva inclusiva. Foram compiladas as reportagens sobre o assunto publicadas por Nova Escola nesse período, problematizadas pela análise temática do conteúdo, à luz de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  9
    A filosofia da psicologia e o “novo método” filosófico nos escritos tardios de Wittgenstein: uma relação prática e necessária.Gilberto Ferreira de Souza - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):177-200.
    Resumo O objetivo deste artigo é apresentar os temas do “novo método” filosófico e da “Filosofia da Psicologia”, nos escritos tardios de Ludwig Wittgenstein, como relacionados prática e necessariamente. Para o proposto, a estratégia expositiva segue a seguinte ordem: analisam-se os pressupostos filosóficos relativamente irrefletidos que determinam a visão que o jovem Wittgenstein tinha do “método correto da Filosofia” e da “Filosofia da Psicologia”; interpreta-se a volta filosófica de 1929 como comprometida em apresentar o rosto ainda informe do “novo método” (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  20
    Diálogo entre a tradição bíblica e a construção do discurso teológico ambiental cristão (Dialogue between bible's tradition and the environment christian theological discourse construction).Amelia Ferreira Martins Limeira & Maristela Oliveira de Andrade - 2012 - Horizonte 10 (26):603-618.
    A tradição bíblica tem inspirado leituras e interpretações ecológicas por parte de teólogos de vertentes cristãs diversas, dentre os quais podemos destacar: Carriker, Reimer, Schaeffer e Stott. O objetivo deste artigo é apresentar alguns textos das Escrituras Sagradas judaico-cristãs e o modo como estes têm sido interpretados por teólogos cristãos vinculados à vertente reformada à luz de uma leitura ecológica. Um corte epistemológico foi feito reconhecendo nestes teólogos posições ideológicas heterogêneas a fim de preservar a re(leitura) dos textos bíblicos escolhidos (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  7
    Porphyry and Daniel 7: academic discussions between Maurice Casey and Arthur Ferch.Lilian Chaves Maluf - 2008 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 1:47-53.
    The first Jewish interpretations, as well as the first Christian commentaries, on the Book of Daniel, are unanimous about an idea: that of the authority of the prophet Daniel. Porphyry from Tyre, being the first one to point out to the macabaic composition of the book and challenging the prestige of the figure of the prophet, questioned the foundations for which Christianity was justifying the legitimacy of its religious practices. By which ways has Porphyry prepared his arguments is the question (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  5
    Por dentro dos caminhos de S., de J.J. Abrams e Doug Dorst: as ações de lançamento da edição brasileira.Vitória Ferreira Doretto - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):563-589.
    Para que um livro chegue às mãos de seus leitores, há uma série de processos e procedimentos editoriais, que se iniciam na escrita, passam pela revisão, diagramação, impressão e distribuição dos exemplares. Esses processos são os mesmos, guardadas as diferenças de escala, para todos os livros, incluindo os best-sellers como S., obra de J. J. Abrams e Doug Dorst, objeto de nosso estudo. Nestes breves parágrafos, pretendemos descrever a campanha de marketing liderada pela editora Intrínseca, analisando o caminho traçado para (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  12
    O Espaço Lógico Das Razões de Wilfrid Sellars e a Racionalidade Do Discurso Religioso: Uma Vindicação.Gabriel Ferreira da Silva & Alex Ribolli - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (158):447.
    Resumo: O problema básico a cuja resposta se almeja nesse artigo é o problema geral da epistemologia da filosofia da religião: é possível falar de uma racionalidade, de um modo geral, do e no discurso religioso? É racional, a título de exemplo, falar-se – e, mais ainda, defender – proposições como “há vida depois da morte”, “existe Deus”, “a alma reencarna e é eterna”, “Jesus ressuscitou ao terceiro dia” etc.? Para uma plêiade de autores a resposta é negativa; para uma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  3
    Al-Kindi leitor da "teologia de Aristóteles".Arthur Klik - 2022 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (24):178-201.
    Este artigo procura investigar um encontro bastante curioso de tradições. Neste caso em particular, sobre como uma paráfrase da obra de Plotino, de autoria atribuída a Aristóteles, poderia ter influenciado na elaboração de um esquema argumentativo que, aparentemente, visava utilizar a Herança grega recebida pelos árabes no século VI, em questões inerentes ao contexto de disputa intelectual do Islã nascente. Mais especificamente, nosso trabalho se aprofunda em algumas relações que se pode levantar entre a obra Teologia de Aristóteles, uma paráfrase (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  5
    Permanência do teológico-político? – Uma análise do pensamento político do materialismo ateu de holbach a partir de Claude Lefort.Arthur Roberto Capella Giannattasio - 2013 - Cadernos Espinosanos 29.
    A partir da análise do fundamento do Político proposto em algumas obras do Barão de HOLBACH, este artigo visa a examinar a possibilidade de o modo como o materialismo ateu do século XVIII compreende o fundamento da Lei e do Político pode apontar para uma organização social de caráter político ou teológico-político, conforme a chave de leitura fornecida por C. LEFORT. Após a exposição da diferença entre o Político e o Teológico-Político e da breve análise da concepção de Política Natural (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  12
    Arthur Danto E o problema da interpretação de obras de arte.Debora Pazetto Ferreira - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (139):93-108.
    RESUMO A definição de arte desenvolvida por Arthur Danto pressupõe que algo é uma obra de arte por ser o correlato de uma interpretação, inscrita em uma rede de significações históricas, teóricas e sociais, que lhe atribui o estatuto de obra de arte. Trata-se de uma definição essencialista que, no entanto, não se funda em algo que é percebido no objeto, mas no objeto percebido como arte. Levando em consideração que o conceito de “interpretação” é um dos pontos cardinais (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  7
    Nos degraus do cadafalso.Arthur Freire Simões Pires - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):589-597.
    Esta resenha discute criticamente a obra Reflexões sobre a guilhotina, de Albert Camus (2022). Imerso em seu próprio cosmos de referência, o literato se ampara tanto em sua própria filosofia quanto em memórias pessoais para arquitetar a integridade de seus argumentos, os quais também são nutridos por uma plural literatura que aborda diretamente a temática da punição capital. Na tentativa de preencher uma lacuna, diagnosticada pelo próprio escritor argelino, na sociedade francesa, ele empreende neste ensaio uma demarcação argumentativa contrária à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  6
    Os direitos humanos e o mundo multipolar: entre o universalismo e o pluralismo.Rita de Cássia Ferreira Lins E. Silva - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):288-299.
    O presente artigo examina a relação entre as noções de direitos humanos e a política democrática em face de sua fundamentação filosófica, tendo em vista a noção do que se convencionou chamar de Nova Ordem Mundial. Nesta perspectiva, apresenta-se, pelas lentes da teoria da Democracia radical e plural, postulada por Chantal Mouffe, as condições para se pensar uma ordem baseada na concepção chave do pluralismo. Para tanto, problematiza-se os principais argumentos da versão cosmopolita diante do pressuposto de pretensões de validade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  18
    Sentido filosófico no brasil dos primeiros debates acerca da relação entre mente E corpo.Leonardo Ferreira Almada & Luiz Alberto Cerqueira - 2009 - Philósophos - Revista de Filosofia 14 (1):79-107.
    Nosso objetivo é destacar o sentido filosófico no Brasil dos primeiros debates suscitados pela ideia de uma psicologia científica. Para tanto, trabalharemos com os textos de dois autores em especial, Gonçalves de Magalhães e Tobias Barreto. Nosso interesse é o de demonstrar em que sentido estes filósofos foram capazes de oferecer oposição a uma tendência positiva vigente na Psicologia e, ao mesmo tempo, superar o caráter contemplativo da consciência de si inerente à Psicologia sob a égide dos Jesuítas, e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  12
    A comunidade dos amantes.Mayara Joice Dionizio & Gabriel Bonesi Ferreira - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1253-1275.
    A comunidade dos amantes: anacronismo e aforismo em questão em Blanchot e Derrida Resumo: A reflexão sobre o pensamento da “comunidade”, especificamente no séc. XX e, em especial, por pensadores franceses, é tema de diversas obras. Em torno dessa temática, pensadores como Bataille, Deleuze, Foucault, Blanchot, Jean-Luc Nancy e Derrida deram importantes contribuições. Apesar de Derrida recusar a noção de comunidade colocando em seu lugar a noção de coletividade, as concepções que fundamentam uma experiência de comunidade/coletividade são próximas: alteridade; différance; (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  36
    Pentecostalismo e secularização: Da rigidez doutrinária ao pluralismo religioso (Pentecostalism and secularization: From the doctrinal rigidity to religious pluralism).Ismael de Vasconcelos Ferreira - 2012 - Horizonte 10 (28):1458-1472.
    O pentecostalismo é a religião que mais cresce, em número de fiéis, no Brasil de acordo com a última contagem populacional do IBGE. Este crescimento não se deu somente através dos métodos de evangelismo pessoal e de massa já empregados há anos pelas igrejas pentecostais, mas também teve um importante acréscimo se forem analisados os efeitos secularizantes da modernidade e que inevitavelmente afetaram essas igrejas. Com o incremento do número de pentecostais, houve também alterações significativas de suas tradições doutrinárias. Sendo (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  36
    Narrar Deus - entre tradição e tradução: traços da hermenêutica bíblica de Paul Ricoeur (Narrating God – between tradition and translation: traces of biblical hermeneutics of Paul Ricoeur) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1589. [REVIEW]Walter Ferreira Salles - 2013 - Horizonte 11 (32):1589-1604.
    Este trabalho aborda a narração de Deus como fonte de sentido para vida no contexto das tradições religiosas que se fundam na leitura e apropriação de textos tidos como sagrados. A partir da hipótese de que a fé monoteísta é fundamentalmente uma “fé textual”, o presente trabalho toma por referencial teórico o pensamento do filósofo francês Paul Ricoeur. O objetivo a que me proponho é apresentar de forma sintética traços de sua hermenêutica bíblica a partir da articulação entre interpretação, tradição (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  39
    A Coroa e a Mitra no espaço público: representação de poder nas festas e cerimônias litúrgicas do século XVIII em Minas Gerais (The Crown and Miter in public space) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n20p64. [REVIEW]Patrícia Ferreira dos Santos - 2011 - Horizonte 9 (20):64-82.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Resumo Este estudo analisa, por meio das cartas produzidas pelos prelados do século XVIII, o emprego dos ritos litúrgicos e festas oficiais em prol da afirmação da autoridade da Igreja e do Estado na capitania de Minas Gerais. Àquela altura, a engrenagem do governo colonial, que envolveu atividades administrativas, econômicas e militares; não prescindiu de um aparato de representação pública dos poderes. Tratados sobre a doutrinação dos gentios circulavam pela Europa; os ritos e (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  19
    Avaliação da educação: o uso dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no contexto escolar.Sandra Lúcia Ferreira & Luiz Dalmacir da Silveira - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021039.
    A proposta que se insere neste artigo é a de ampliar a discussão sobre a presença da Filosofia na Educação Básica, a partir das formulações propostas pela Base Nacional Comum Curricular, instituídas a partir do Parecer CNE n. 15/2017 e da Resolução CNE n. 2/2017 e suas relações com o Exame Nacional do Ensino Médio, realizado, anualmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão vinculado ao Ministério da Educação e aplicado a estudantes e egressos do sistema (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  13
    A ironia no trabalho fotográfico de Carlos Pasquetti.Claudio Barcellos Jansen Ferreira - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):147-191.
    Este artigo observa o trabalho fotográfico de Carlos Pasquetti (1948) a partir de sua relação com o retrato e a ironia, a qual o percorre na extensão que vai da sua concepção à sua criação. A aproximação com o conceito do retrato se dá pela visão de Galienne e Pierre Francastel na difícil, se possível, tarefa de defini-lo. O conceito de ironia que emprego é a interpretação de Kierkegaard. Elementos não esgotáveis pela abrangência deste artigo, retrato e ironia foram e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  19
    Racionalidade empresarial, gestão escolar e avaliação na proposta de Ensino Médio Integral em Pernambuco (2008-2018).Andréia Ferreira da Silva & Nadia Pedrotti Drabach - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):115-144.
    Resumo: O artigo integra pesquisa nacional coordenada por (ADRIÃO, 2018), que realizou um mapeamento das formas de privatização da educação básica pública no país. O presente trabalho tem por objetivo analisar os princípios gerencialistas (LIMA, 2011) identificados no Programa de Ensino Médio Integral implantado em Pernambuco. O Programa é analisado entre 2008 a 2018 a partir de estudos de documentos oficiais do estado com foco nas orientações para a gestão educacional e escolar relacionadas à avaliação da educação e de seus (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  5
    O imaginário, o simbólico e a educação: Uma conversa com Nilda Teves.Jorge Felipe Columá, Simone Freitas Chaves & Roberto S. Kahlmeyer-Mertens - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (1).
    A entrevista que se segue foi concedida pela Professora Nilda Teves Ferreira no dia 15 de fevereiro de 2012, em seu apartamento na cidade do Rio de Janeiro, no bairro do Méier. O registro ocorreu com o propósito de integrar um livro que reuniria conversações com diversos intelectuais atuantes no RJ, projeto que não chegou a ser concluído. Participam da conversa os Professores Simone Freitas Chaves e Jorge Felipe Fonseca Moreira, ambos orientados em suas pesquisas sobre o discurso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  15
    A Angústia Na Obra Literária de Haruki Murakami a Partir de Uma Leitura Filosófica e Psicanalítica.Marcos Antonio da Silva Santos Ferreira & Marcos A. Ferreira - 2022 - Cadernos Do Pet Filosofia 13 (26):94-125.
    Essa pesquisa teve como proposta realizar um estudo acerca da angústia na obra do escritor Haruki Murakami (1949-), tendo como ponto de apoio secundário a teoria de Sigmund Freud (1858-1939) da angústia. Visamos, com esse estudo, lançar luz sobre a literatura como modelo de leitura da vida humana, em nosso caso, uma leitura das angústias humanas a partir da literatura. Para isso, iremos abordar o próprio gênero literário em que a obra de Murakami está circunscrita, os principais conceitos que dão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  6
    A Riqueza Como Fim da Vida Humana Nas Sociedades Modernas.Édil Guedes & Júlio Ferreira de Oliveira - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (155):617.
    Resumo: Este artigo tem como objeto a centralidade da riqueza no mundo moderno, como fato dominante e como norma, ou seja, como o que orienta e regula as atividades social e individual. Iniciaremos com a consideração de que a criação de riqueza material como meta da vida humana a envolver toda a sociedade – esse modo de viver centrado na economia – é condição que pertence apenas às sociedades modernas e à sua forma econômica, o capitalismo, tendo-se expandido por todas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  8
    Agustina Bessa-Luís & Paula Rego: As Meninas ou uma 'proposta de linguagem'. Apropriação e ressignificação.Cláudia Capela Ferreira - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):30-51.
    Este artigo pretende demonstrar o diálogo estabelecido entre Agustina Bessa-Luís e Paula Rego sobre a figuração de mulher(es), partindo da obra As Meninas. Este diálogo torna-se um solilóquio por parte de Agustina Bessa-Luís, cuja interpretação da obra da pintora tende a refletir o próprio universo, pelo que o presente trabalho, elaborado segundo uma vertente comparatista, dado o teor intertextual e interarte em que se baseia, não examina unicamente as confluências da poética de Bessa-Luís e Rego, como acede à leitura que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  19
    As filosofias Negro africanas como arquipélagos de libertação.Luis Carlos Ferreira & Eduardo David De Oliveira - 2018 - Odeere 3 (6):133.
    O presente trabalho tem como objetivo compreender o arquipélago da libertação como umas das chaves de leituras das filosofias negro africanas, neste caso específico, com o recorte da filosofia do moçambicano Severino Elias Ngoenha, desde a leitura do “Paradigma liberdade” em diálogo com a perspectiva do pensamento do arquipélago em diálogo com o martinicano Édouard Glissant. Palavras chave: Filosofias negro africanas; Arquipélago da libertação; Paradigma liberdade; Paisagem.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  3
    A Impossibilidade da Escolha Social – Um Estudo da Racionalidade Em Decisões Coletivas.Carlos Roberto Bueno Ferreira - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (157):301.
    Objetiva-se, com o presente trabalho, uma efetiva contribuição às pesquisas interdisciplinares nas áreas de epistemologia social, direito, filosofia, economia e teoria política, que, em nossos dias atuais de incertezas e de cenários cada vez mais complexos, demandam dos agentes e legisladores justificações precisas de seus processos decisórios para implementar políticas públicas e ações coletivas que promovam efetivamente o bem comum em nossas democracias. Trata-se, em última análise, de uma aposta pragmática na busca por uma solução que melhor se adeque à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  20
    Dos lugares: cidade e imaginário religioso.Amauri Carlos Ferreira & Yonne Grossi - 2005 - Horizonte 3 (6):47-58.
    Dois temas atravessam este artigo: cidade e imaginário religioso. Como pressupostos referenciais trabalha-se a problemática do espaço e dos lugares. De sua interação emerge a origem da Igreja, o contexto da formação católica brasileira e sua inscrição no campo do imaginário. Palavras-chave: Cidade; Imaginário religioso; Espaço/lugar; História. ABSTRACT This article comprises two themes: the city and the religious imaginary, approached with basis on the concepts of space and places. From their interaction emerge the origin of the Church, the context of (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  7
    Da modernidade em Luc Ferry à pós-modernidade de Vattimo: as diferentes concepções de niilismo.Douglas Willian Ferreira - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):87-107.
    O referido trabalho pretende estabelecer uma interpretação acerca da modernidade e da passagem dessa à pós-modernidade a partir da filosofia de dois autores contemporâneos, a saber, o filósofo francês Luc Ferry e o filósofo italiano Gianni Vattimo. Notar-se-á que entre os autores, apesar de alguns poucos pontos em comum, prevalece divergência de pontos de vista e de compreensão dos acontecimentos históricos, políticos e sociais que marcaram a sociedade moderna e, posteriormente, a pós-modernidade. A chave de leitura será o conceito de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Envelhecimento e direitos humanos // Ageing and human rights.Pedro Moura Ferreira - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):183-197.
    O envelhecimento da população, ou seja, o peso das pessoas mais velhas no conjunto da população, é uma tendência globalmente partilhada que resulta do fato de as pessoas viverem mais em consequência dos progressos realizados pela humanidade. Não se trata apenas do aumento do peso da população sênior. A extensão da longevidade tem implicado o reforço do grupo de idade mais avançada, a chamada “grande Idade”, colocando a taxa de crescimento do grupo com mais de 85 anos acima da do (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  12
    Entre Jezabel e Virgem Maria: representações de gênero em vídeos de prevenção ao HIV em Angola.Tiago Da Silva Ferreira - 2017 - Odeere 1 (2).
    O presente artigo procura demonstrar a convergência entre o discurso religioso e o governamental em campanhas de prevenção ao HIV em Angola. Para tanto, utilizo-me de uma análise dos vídeos produzidos para o programa governamental de prevenção ao HIV da Televisão Pública de Angola, o “Stop Sida”. Pretendo demonstrar que a partir deles procura-se produzir sujeitos culpados, especialmente quando se tratam de mulheres, associando a infecção pelo vírus ao pecado, à condenação divina e à responsabilidade individual. Tal associação perpetua a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  10
    Linguagens visuais como pretexto para falar de Relações Étnicas.Edson Dias Ferreira - 2019 - Odeere 4 (8):50.
    O propósito do presente trabalho é construir ou, pelo menos, provocar acerca do potencial que as imagens possuem de estabelecer mediações entre sujeitos/grupos acerca do que os faz se sentirem próximos e capazes de identificar pontos que os diferenciam de outros sujeitos ou grupos nos processos possíveis de contato por eles estabelecidos. Neste sentido, cabe situar o entendimento que trazemos acerca de linguagens visuais e Relações étnicas situando-as naquilo que propõem. Organizado em seis tópicos mais as referências, o texto traz (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  16
    O trabalho da formação (bildung) da consciência em Hegel // Exertion of formation (Bildung) of consciousness in Hegel.Cleudio Marques Ferreira & Bruna Caroline Machado Gomes - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020039.
    A partir da leitura da Fenomenologia do espírito [Phänomenologie des Geistes], de Hegel, em particular, da Introdução, busca-se elaborar os pressupostos da formação da consciência, mostrando os momentos em que essa passa pelo seu formar, diferentemente do que ocorria no período moderno. Percebe-se o surgimento de novo critério de formação, cujo fundamento é assinalado pela crítica que Hegel faz à formação representativa, que sustenta a educação mediante a interiorização do pensamento e a representa a partir de conceitos que não passaram (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  16
    Educação para o pensar: uma análise epistemológica do método dialético-socrático aplicado à pragmática filosófica de Lipman.Edson Ferreira da Costa - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021026.
    O presente trabalho faz uma análise comparativa entre o pensamento dialético de Sócrates e a proposta pedagógica do filósofo Matthew Lipman, principalmente em suas obras A Filosofia vai à escola e O pensar na Educação. Para tanto, identificamos que o pensamento dialético como método aparece em Sócrates através da maiêutica, em que, por meio do diálogo, busca-se chegar a um pensamento correto. Esse exercício conceitual acompanha a história da Filosofia e ganha um lugar central nas reflexões epistemológicas sobre o processo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  12
    O sacrifício do corpo: Categorias de conhecimento sobre o cabelo crespo que transitam entre o Brasil e Moçambique.Denise Ferreira Da Costa Cruz - 2018 - Odeere 3 (6):340.
    O presente artigo e uma reflexão sobre as categorias que são acionadas por mulheres negras e mestiças no Brasil e em Moçambique para qualificarem seus corpos, mais especificamente seus cabelos. Palavras-chave: Corpo.; Brasil; Moçambique.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  7
    Direitos costumeiros e crimes internacionais: a justiça ruandesa após o genocídio de 1994 – Tribunais Gacaca e Abunzi.Danilo Ferreira Da Fonseca - 2017 - Odeere 1 (2).
    O presente trabalho traz uma reflexão acerca do modo que a África contemporânea articula os direitos costumeiros e a justiça aos moldes ocidentais, pensando mais especificamente o caso de Ruanda após o genocídio de 1994 em que os tribunais Gacaca e o Abunzi foram gestados para realizar essa ligação. Nesse sentido, buscamos possibilitar ponderações de como os ruandeses articularam questões que envolvem crimes contra a humanidade e uma percepção moderna de direito, com as práticas tradicionais de suas sociedades costumeiras. Palavras-Chave: (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  5
    Rethinking natural law.Paulo Ferreira da Cunha - 2013 - Heidelberg: Springer.
    For centuries, natural law was the main philosophical legal paradigm. Now, it is a wonder when a court of law invokes it. Arthur Kaufmann already underlined a modern general "horror iuris naturalis". We also know, with Winfried Hassemer, that the succession of legal paradigms is a matter of fashion. But why did natural law become outdated? Are there any remnants of it still alive today? This book analyses a number of prejudices and myths that have created a general misconception (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 991